Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Maria Wardereza era economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, da Sociedade Meridional de Educação (Some
Faleceu por volta das 6h desta terça-feira, aos 81 anos, a professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Wardereza Cezimbra Schmidt. Ela foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito em casa.
Maria Wardereza era economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, da Sociedade Meridional de Educação (Some), na segunda turma do curso, em 1959, onde conheceu o marido, Fernando Adão Schmidt, o radialista Schimitão. No final de 1960, o curso passou a fazer parte das chamadas Escolas Agregadas da recém fundada Universidade de Santa Maria (USM), que depois viria a ser rebatizada como UFSM. No mesmo período, ajudou a fundar o Instituto de Pesquisas Econômicas (IEP), no qual foi coordenadora durante muitos anos. Ela concluiu o mestrado na Michigan State University na década de 1970 e, ao retornar dos Estados Unidos, foi convidada para assumir a Pró-Reitoria de Planejamento, cargo que ela ocupou até 1982, quando se aposentou da instituição. Após a aposentadoria, continuou envolvida com os números ao ser Secretária de Finanças de Santa Maria, durante o mandato do prefeito Evandro Behr, e assessorou financeiramente a Unifra, atual Universidade Franciscana.
Segundo o filho Luiz Fernando Schmidt, Maria Wardereza foi uma mulher à frente do seu tempo. Ele destaca que, em uma época difícil para as mulheres, ela ocupou posições de protagonismo na sociedade santa-mariense.
- Minha mãe foi uma mulher de fibra. Nos últimos anos, estávamos mais próximos devido à saúde debilitada em que ela se encontrava - diz o filho.
Maria Wardereza deixa o marido, três filhos, três netos e uma neta. Ela está sendo velada na Capeta 1 do Hospital de Caridade. O sepultamento ocorrerá às 17h30min no Cemitério Ecumênico Municipal. (Colaborou Rafael Favero)